segunda-feira, 2 de julho de 2012

3

Resenha: Formaturas Infernais


Nessa emocionante coleção de contos de terror, as autoras best seller Meg Cabot (O Diário da Princesa), Stephenie Meyer (Twilight), Kim Harrison, Michele Faffe e Lauren Myracle se reuniram para mostrar que a formatura pode ser um evento muito mais aterrorizante do que se pensa. Problemas no guarda-roupa e um par que dança mal não são nada comparados a descobrir que vocês está dançando com a Morte – e que ela não está aqui para elogiar seu vestido.
De problemas com vampiros até uma batalha entre anjos e demônios, estas cinco histórias vão divertir mais do que qualquer DJ em um terno brega. Nada de limusine ou vestido de gala: só uma grande dose de diversão assustadora.

Pelo fato do livro ter contos de autoras voltadas para o público adolescente, eu confesso que já não esperava muito. Contos "bobinhos", previsíveis, e entediantes. O que me assustou  foi o fato de que Stephenie e Meg Cabot, duas escritoras mundialmente famosas, escreveram contos clichês, e isso me fez pensar como elas conseguiram chegar à todo esse sucesso. Eu tentei ler Crepúsculo quando tinha 10 anos, e não me prendi ao livro. Eu sei, eu tinha apenas 10 anos, talvez eu tente lê-lo novamente algum dia. Nunca li algum livro da Meg Cabot, então não posso criticá-la, a única coisa que posso dizer é que é ela não soube escrever bem no gênero de terror, mistério. As escritoras que eram totalmente desconhecidas por mim, acabaram escrevendo contos bons se comparados aos de Meg e Stephenie.

A filha da exterminadora, de Meg Cabot.

 Um conto clichê sobre vampiros. Uma coisa legal sobre o conto é que hora ele é narrado por  um garoto, e hora é narrado por uma garota. Eu confesso que ri do final porque é realmente tosco, e completamente previsível. 

O buquê, de Lauren Myracle

Apesar de ser um conto clichê, eu gostei do final dele. Uma coisa engraçada é que essa escritora, que eu nunca ouvi falar, escreveu um conto bem melhor do que as escritoras de best sellers presentes no livro.

Madison Avery e a Morte, de Kim Harrison

O começo do conto é ruim, mas se você continuar lendo e conseguir chegar até o final acredito que pode vir a gostar do conto, pois tem um final surpreendente. O melhor (ou talvez o único que eu realmente gostei) dentre os cinco contos apresentados nos livros.

Salada mista, de Michele Jaffe

Um conto confuso, realmente confuso. Não tem absolutamente nada de terror envolvido no conto. Se a autora soubesse desenvolver mais a história o conto ficaria muito bom.

Inferno na Terra, de Stephenie Meyer

O demônio se apaixona por um anjo. Um meio-anjo, na verdade. Quanta inovação! Em um certo ponto do conto eu tive que contar quantas páginas faltavam pra ele (finalmente) acabar, porque eu estava realmente entediada, caso ainda faltassem muitas páginas eu acredito que eu pararia de ler.

Enquanto eu lia esse livro eu queria desesperadamente ler Edgar Allan Poe, ou o livro que está esperando por mim do Álvares de Azevedo, Macário e Noite na taverna.

Garota Literária, -M.

3 comentários:

  1. ÁLVARES! <3
    Desculpa, sociedade, não dá. Não me sinto assustada com nada do que Meg ou Meyer escrevem.

    É muito pop!

    Me diz se elas eram assombradas por espíritos, têm vontade de se matar ou algo assim? Não. O quarto delas deve ser cor-de-rosa.

    Tudo bem que é ficção, mas podia ser um pouco mais convincente... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu "Macário", né Miriam? Vida longa ao Rafael Gomes que nos "recomendou" essa e tantas outras obras literárias brasileiras! No conto da Meg já que se trata sobre vampiros e tal, a narradora é "assombrada", se assim posso dizer, pelo Drácula e pelo filho dele... estranho. Além de que a Meg usou um recurso bem pouco usado em narrações de terror que foi utilizar dois narradores, uma garota e um garoto. O da Meyer é aquela coisa de bem e mal lutando, e o narrador é em terceira pessoa, coisa que também é bem pouco usada nesse gênero,chega a ser até legalzinho, mas cansa, eu mesma admito que fui contar quantas páginas faltavam pro conto acabar, porque se faltassem muitas eu não terminaria de ler o conto, ou até terminaria, pra ver se o final me surpreenderia. Mas os contos serem bem pops se deve ao fato de ambas escreverem para o público adolescente, eu acho :)

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha , parece ser muito bom a história , quero ler õ/

    Gostei muito daqui, da ótimas dicas de livro, também gosto muito de ler *-*
    Beijos, boooa tarde (:

    ResponderExcluir