domingo, 10 de junho de 2012

0

Resenha do livro: “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë


"SE O AMOR DELA MORRESSE, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."
O livro favorito do casal do momento: Bella e Edward! Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos belos personagens de Stephenie Meyer.

O morro dos ventos uivantes  de Emily Brontë foi publicado em 1847 e hoje é considerado um clássico da literatura inglesa.Foi o único romance de Emily, que morreu um ano após a sua publicação.
O livro ora é narrado por um inglês chamado Lockwood, ora por uma governanta cujo nome é Ellen Dean. A criada a pedido de seu patrão, conta toda a vida de Heathcliff, o proprietário de duas grandes propriedades, na qual uma delas chamada Granja dos Tordos fora alugada pelo Sr. Lockwood, e em uma visita à outra, chamada Morro dos ventos uivantes, ele se depara com um nome: Catherine, e pede para Ellen contar toda a história do Sr. Heathcliff e a misteriosa moça.
É uma narrativa longa, tem ao todo 292 páginas, dividas em 34 capítulos. O foco narrativo é a vida do Sr. Heathcliff desde a infância até a sua morte.
Ellen Dean conta ao Sr. Lockwood tudo sobre a vida do Sr. Heathcliff incluindo sua paixão ardente por sua amiga Catherine. Heathcliff fora levado para a casa do Sr. Earnshaw, pai de Catherine e Hindley. Quando criança, sofria com as agressões de Hindley, que sentia ciúmes dele, pois era o preferido do pai. Ao longo do seu crescimento, Heathcliff se apaixona por sua amiga Catherine, e fica muito chateado quando ela casa-se com Edgar Linton, um garoto de boa família e muito bem sucedido. Após tal acontecimento Heathcliff vai embora de sua casa.
Após alguns anos, ele reaparece,  e discute com Catherine e o seu marido, que o proíbe de visitá-la em sua propriedade. Catherine fica doente, e pouco antes de morrer, dá a luz a uma linda menina, que o pai coloca o nome de Catherine, mas a chama de Cathy, porque o nome inteiro o traz muitas lembranças. Heathcliff, com a morte de seu grande amor se torna frio, insensível e cruel. E por vingança ao Sr. Linton, casa-se com sua irmã, Isabella, que é maltratada por ele e foge. Pouco tempo depois ela tem um filho que em homenagem ao irmão, resolveu chamar de Linton. Pouco tempo depois ela morre e o tio do garoto vai buscá-lo.
Master Linton vai morar na casa do pai, e Cathy vai visitá-lo frequentemente enquanto o Sr. Heathcliff não está em casa. O pai de Cathy descobre as visitas e a proíbe de visitá-lo, então ela começa a trocar cartas de amor com seu primo. Algum tempo depois o Sr. Heathcliff obriga-os a casarem-se para ficar com todos os bens de Cathy após a morte de seu pai, fato que não tardou a acontecer devido a uma forte gripe. Poucas semanas depois da morte do Sr. Linton o marido de Cathy, Master Linton vem a falecer. Heathcliff fica com toda a herança do Sr. Linton e procura um inquilino para a Granja dos Tordos, que não tardou a aparecer:  o Sr. Lockwood alugara a Granja para isolar-se do mundo, já que ela encontrava-se em um lugar afastado da cidade.
Pouco tempo depois de alugar a Granja, Lockwood decide voltar para a cidade e o faz. Meses depois retorna ao Morro dos ventos uivantes, local onde Ellen trabalha e ela o informa de que o seu patrão, Sr. Heathcliff faleceu e olhe conta tudo detalhadamente: Em um dia do mês de Abril, ele decidiu sair e retornou na manhã seguinte, com uma estranha felicidade estampada em seu rosto, todos estranharam, mas não se atreveram a perguntar. Os dias que seguiram o a fuga de Heathcliff foram marcados pela estranha felicidade dele e um fato curioso: ele se recusava a alimentar-se e em uma noite morreu com um sorriso estampado em seu rosto. Morreu feliz, talvez por saber que estaria ao lado de sua amada novamente.Após a morte de Heathcliff, Cathy casou-se com Hareton, seu primo e eles se mudaram para a Granja dos Tordos com Ellen Dean.
Após Ellen terminar a história, Sr. Lockwood deu a ela uma gratificação e foi embora, passou pelo cemitério e lá ele encontrou as três lápides que desejava: No meio a de Catherine, a de Linton de um lado e a de Heathcliff do outro.
O morro dos ventos uivantes me surpreendeu. Muitas foram as vezes queb mudei de opinião a respeito dos personagens. É um livro que prende o leitor do início ao fim, acontecimentos não faltam na obra, e isso me agradou muito porque o livro não se torna tedioso. Ele apresenta uma linguagem um pouco difícil por se tratar de um clássico, mas mesmo sem saber o significado de algumas palavras é possível entender o que o enunciado quer passar. É uma narrativa empolgante, que leva o leitor a pensar e imaginar, e o que mais me surpreendeu durante a leitura do livro foi que a obra narra a vida de três gerações.
A obra é recomendada para todos que se interessam por literatura.
A autora  dessa obra morreu aos 30 anos de idade, um ano após sua publicação  e não assistiu ao grande sucesso que ela causou.

Garota Literária, -A

Nenhum comentário:

Postar um comentário