quinta-feira, 31 de maio de 2012

0

Resenha: "Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, Rafael Gomes"


Que tal ser amiga de Thereza, uma jovem cheia de sonhos, e junto com ela e seus amigos da escola envolver-se no mundo da literatura e descobrir que, sim, a vida fica muito mais encantadora na companhia de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Camões? Considerado O mundo de Sofia da literatura, Tudo o que é sólido pode derreter traça paralelos entre os livros e a vida, e constrói uma crônica juvenil delicada e divertida, que mistura humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta. Exibida pela TV Cultura desde 2009, Tudo o que é sólido pode derreter já tem sua segunda temporada prevista para 2011. Criada e dirigida por Rafael Gomes (responsável pelo premiado vídeo Tapa na Pantera do YouTube) a série foi recentemente lançada em DVD e espera-se inclusive um longa em breve.
Sinopse por: Saraiva


Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, de Rafael Gomes, é um livro que foi adaptado de uma série de mesmo nome e diretor. Thereza, uma adolescente de quinze anos é a narradora do livro, e, em sua vida, sempre está presente alguma obra literária brasileira, então, cada capítulo é uma obra e um novo aprendizado. Eu vi que uma amiga minha tinha lido esse livro e decidi pesquisar mais sobre ele, porque o título não me deu ideia alguma do que poderia ser a narrativa. Eu assisti todos os episódios que foram exibidos pela TV Cultura na internet e quando vi eu já estava contando os dias para comprar o livro. Eu me identifiquei muito com Thereza, porque, além do hábito de ler que ambas temos, nós temos muitas coisas em comum. Cada linha do livro parecia que tinha sido escrita perfeitamente para mim. Antes de ler esse livro, eu estava querendo ler alguns "clássicos" da literatura brasileira, mas não sabia quais. No livro são citadas várias obras literárias brasileiras, como:


Senhora, José de Alencar.
Dom Casmurro, Machado de Assis.
Noite na Taverna e Macário, Álvares de Azevedo.
Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente.
Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões.
Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector.
Sermões, Padre Antônio Vieira.
Ismália, poema de Alphonsus de Guimaraens.
Canção do Exílio, poema de Gonçalves Dias.
Quadrila, poema de Carlos Drummond de Andrade.
O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa).
Quem Casa Quer Casa, Martins Pena.

Depois que eu li esse livro eu comprei quatro livros de autores brasileiros que foram citados, e o legal é que no final desses livros há algumas questões de vestibular, e algumas, só de eu saber sobre o que o livro se trata, eu conseguiria responder. Se um dia eu encontrasse o autor do livro e diretor da minissérie, Rafael Gomes, com certeza eu ficaria conversando com ele horas e horas e pedindo como uma louca que ele, ou fizesse a segunda temporada da minissérie, ou escrevesse um segundo livro. 


Garota Literária, -M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário