terça-feira, 3 de abril de 2012

0

Jogos Vorazes: Filme e Livro

Sobre os livros:

Jogos Vorazes é uma trilogia de livros da autora Suzanne Collins, que recentemente pôde contar com o primeiro livro da trilogia nas telas do cinema, graças ao diretor Gary Ross. Infelizmente não terminei de ler a trilogia, mas já posso afirmar que é impressionante. A mistura perfeita de romance, ação e até mistério. No livro, a América do Norte não existe mais, e sim, os 13 distritos e a Capital, que formam Panem. O Distrito 13 se revoltou contra a capital e foi bombardeado, então a Capital cria os "Jogos Vorazes", para demonstrar o seu poder sobre os distritos, que são jogos anuais em que, uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos de cada distrito se oferecem como tributos para participarem dos Jogos e ter que lutar até a morte. Quem ganha tem comida, dinheiro e até mesmo uma casa oferecida pela Capital. Durante o sorteio da Septuagésima Quarta Edição de Jogos Vorazes, Primrose Everdeen é sorteada e obrigada a se oferecer como o tributo feminino do Distrito 12, mas sua irmã, Katniss Everdeen, que caça ilegalmente na floresta, se oferece como tributo no lugar da irmã. O nome de Peeta Mellark também é sorteado, e daí se desenvolve toda a trama. Eu "descobri" a trilogia porque uma das cantoras que eu mais gosto, Taylor Swift, fez duas músicas para a trilha sonora do filme, e ao pesquisar sobre o filme eu vi que o ator Josh Hutcherson estava no elenco, e eu gosto muito dos filmes que ele faz, e isso me motivou a pesquisar mais sobre a trilogia e a ler os livros. Eu pensei que eu iria me cansar do livro quando eles entrassem na arena, mas não, eu não conseguia parar de ler. Eu ficava me perguntando como Katniss iria sobreviver, se Peeta estava vivo, e outras coisas, e não conseguia desgrudar do livro.

Sobre o filme:

O filme ficou ótimo e bem fiel ao livro, mesmo que eles tenham tirado algumas partes. Mas para quem já viu o filme e ainda não leu o livro eu recomendo lerem o livro, porque o livro é bem melhor que o filme, como sempre. O elenco que escolheram é perfeito. Quando eu li sobre o Segundo Massacre Quaternário no livro Em Chamas eu virei fã de Haymitch, porque ele, assim como Katniss, desafiou a capital, e o ator Woody Harrelson, que faz o papel de Haymitch, correspondeu todas as minhas expectativas em relação ao personagem. Uma das coisas que acontecem no filme mas não no livro é quando Katniss compra o broche de um tordo para Prim, dizendo que enquanto ela estiver com o broche ela estará protegida, e quando Katniss se oferece como tributo Prim devolve o broche para Katniss, dizendo que agora ela que tinha que estar protegida, e Katniss aceita. E no livro quem dá o tordo à Katniss é Madge, a filha do prefeito, tanto que, no segundo livro, Madge e Katniss viram amigas. O diretor do filme, Gary Ross, disse que ele colocou a cena de Katniss dando o broche à Prim para que fique em evidência o sentimento de Katniss pela irmã. Mas eu achei isso desnecessário. Existe alguma prova de amor maior do que se oferecer como tributo dos Jogos Vorazes, ou seja, entrar em uma arena com 23 pessoas e lutar com elas até a morte por sua irmã? Não vi a Avox ruiva, e Peeta também não teve de usar uma perna mecânica. Essas foram as principais diferenças do filme com o livro, mas são poucas, então podemos dizer que o filme está bem fiel ao livro. Eu gostei bastante do filme, e recomendo à todos.

Garota Literária, -M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário